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A primeira exposição, uma espécie de “Lá Fora” chamou-se “6 Pintores de Paris” e justapunha trabalhos de René Bertholo, Lurdes Castro, Eduardo Luiz, Escada, Jorge Martins e Cargaleiro. A qualidade das obras era desigual, mas em 1966 pretendia-se mostrar “uma visão de conjunto de “exilados”, que apenas no exterior, em contacto com a realidade de uma grande metrópole cultural tinham conseguido desenvolver “um mais profundo reencontro com a sua individualidade autónoma”.(Pernes, Colóquio Artes 12/1966). Seguiu-se a primeira retrospectiva de Mário Cesariny “Vinte anos de surrealismo em Portugal” e de seguida “Novas Iconologias” onde se justapõem novas vias de figuração na pintura com os muito jovens e emergentes Álvaro Lapa, Areal (menos jovem), Palolo, Batarda, Calvet, Paula Rego, Noronha da Costa, Lurdes Castro entre outros. “esta última exposição, independentemente dos seus elos mais fracos, tem como grande originalidade ter sido organizada em função de uma ideia programática que pretendia colocar em confronto a abstracção e o neo-figurativismo”. Este neo-figurativismo era então a tradução nacional da figuração Pop, da qual Palolo, Lurdes Castro, Bertholo e Batarda eram epígonos.
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Foi também na Buchholz onde Helena Almeida, Artur Rosa ou Cruzeiro Seixas realizaram as primeiras individuais. (1967). Costa Pinheiro apresentou aí a série dos “Reis”, o trabalho que mais o notabilizou. Areal expõe no seguimento do que fizera com a extraordinária “Dramática história de um Ovo”, objectos ironizando o ícone “Demoiselles” de Picasso. Em 1968, para além de uma individual de Calvet, é o Porto que está presente com Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro (e os seus “shaped canvases”) e José Rodrigues. Em Outubro Noronha da Costa realiza uma exposição, considerada uma das mais importantes da década, que, ao focar-se na reflexão sobre a natureza da imagem, constitui-se como uma das primeiras manifestações maduras de conceptualismo em Portugal.
Em 1969 uma nova retrospectiva, desta vez monográfica, dedicada a Dacosta. O surrealismo é então perspectivado como precursor das actuais formas figurativas. A seguir é a vez de Amadeu de Souza-Cardoso. Destacam-se desse ano as individuais dos novos artistas, Eduardo Nery e Álvaro Lapa. Em 1970, António Areal expõe em textos dactilografados montados sobre cartolinas negras, considerações sobre sociologia de arte – uma anti-exposição ou exposição manifesto. Conceptualismo rigoroso que acabou por criar escândalo. Em 1971 talvez um dos últimos grandes momentos da galeria é o surgir da revelação holística de Alberto Carneiro com “Uma Floresta para os Teus Sonhos” e o protótipo de uma arte processual, de contornos performativos e xamanistas a prefigurar já o que seria em
Foi assim, na viragem da década que o programa experimental da Buchholz iniciou o seu declínio. Naturalmente, tal sucedeu com o surgir de um fenómeno que hoje nos parece a todos natural. O mercado de arte incipiente nos anos 60 irrompeu com força no optimismo gerado pela curta primavera marcelista. Com a descoberta do ouro surgem galerias maioritariamente organizadas como projectos comerciais que têm na exclusividade com artistas o garante de uma solidez de volume de negócios. Foi esta imposição de exclusividade, aliado à então total inexistência de uma ética comercial que gerasse algum consenso (ou seja; - uma primeira eclosão de liberalismo selvagem) a impedir finalmente a liberdade de circulação e acesso aos trabalhos e contribuições dos artistas mais promissores. A Buchholz foi o último e talvez o melhor exemplo de experimentalismo galerístico em Portugal, e esta sim, com um verdadeiro programa curatorial, discutível, como o são todos os programas que claramente assumem os seus contornos e objectivos.
Em 1975 já depois da Revolução, Rui Mário Gonçalves, sem dúvida com pouco espaço de manobra, abandona a galeria à data da sua extinção. No espaço que esta ocupava foram colocados os discos e as edições de música que acabaram por fazer as alegrias de muitos melómanos de Lisboa. O resto já se sabe. A conjuntura, neste ano de 2009, acabou por tornar insustentável o próprio modelo livraria - lugar de encontro de ideias, sentimentos e modos de os exprimir - insustentabilidade representada na extinção de um dos seus melhores exemplos.
Retrospectivamente a queda do projecto galerístico da Buchholz, não foi obviamente o fim das exposições independentes ou do experimentalismo em galerias em Portugal. O papel da Buchholz foi tomado apenas e nem mais nem menos que pela Gulbenkian, a qual, após a inauguração em 1969 do seu edifício-sede, foi preenchendo metodicamente a responsabilidade e necessidade de uma programação retrospectiva sobre a arte moderna portuguesa. Independente de grandes instituições porém, tal programa não se repetiu, a não ser muito limitadamente, com os acervos próprios, pouco representativos ou orientados para a problematização, das galerias comerciais mais importantes.
A programação problemática e polemizante está hoje largamente nas mãos de pequenas estruturas, sem grandes meios, mas que mesmo assim podem servir de veículos para sustentar discursos perspectivos e prospectivos originais ou mesmo urgentes. Mas faltam ainda programadores e programas com a extensão, coerência, acuidade, persistência e sobretudo liberdade, que caracterizaram noutros tempos, politicamente bem mais adversos, o projecto da livraria alemã.
"O projecto centrava-se sobre a qualidade das obras apresentadas, sem estarem em jogo quaisquer interesses comerciais" - diz. Continua a espantar-me o elogio do amadorismo galerístico, aqui justificado como "experimentalismo galerístico". De um lado as intenções puras (?) dos artistas e a arte "pura" do RMG, do outro o comércio, "o liberalismo selvagem". Há aqui uma pesada herança de moralismo e ingenuidade que condenava os artistas à miséria e aos empregos na publicidade, no ensino, na arquitectura ou no paisagismo (o Rodrigo) por ex. - e por isso às modestas carreiras amadoras, às breves aparições interrompidas no estado de promessa. E que os condenaria hoje ao subsídio, à "residência", à dependência face aos críticos-comissários-directores. Não é preciso fazer aqui a história dos Kahnweiler ou Sonnabend, mas convém meditar sobre a retaguarda ideológica desta oposição ao "mercado", que no fundo me parece ainda marcada pelo ruralismo idealizado e medíocre do salazarismo (pequenos mas honrados; e também havia o condicionamento industrial...) O seu texto de 94 foi um bom exemplo de uma linha de investigação raramente praticada - é por isso que vale a pena pôr questões (aqui de modo demasiado sumário ou esquemático). Alexandre Pomar
ResponderEliminarObrigado pelo elogio relativo à investigação de 1994. Foi realizado sob orientação do António Rodrigues, baseado em entrevistas (Pernes, RMG, João Brito, Artur Rosa e outros). Foi um trabalho para mim estruturante e no qual vejo hoje muitas falhas. Mas foi no mínimo divertido e fiquei com saudades de trabalhar assim. A crítica ao "amadorismo galerístico" da Buchholz e à "arte pura" do RMG é para mim um ponto de vista inesperado e difícil de avaliar. Vivi sempre num sistema de mercado. Quando escrevi o texto em 1994 tinha acabado de sair das belas artes e estava em tudo menos com vontade de meter o meu trabalho (e que trabalho?) em galerias. A visão que tinha de uma galeria, embora mais ingénua, não difere muito da que tenho hoje. Mas a experimentação é absolutamente fundamental no desenvolvimento do trabalho de um artista e estes projectos sem pressões mercantis são muito importantes nessa fase. O texto e o meu entusiasmo com o projecto do RMG na Buchholz (e de outros) tiveram e têm a ver com a identificação que senti entre o que era urgente para mim e a descoberta das vanguardas portuguesas de sessenta, que foram sendo divulgadas dessa maneira. Quanto ao mercado de arte... claro que é necessário, mas creio que só um artista maduro e que sabe precisamente o que quer e os caminhos que percorre o seu trabalho beneficiará das leis próprias e interesses próprios de uma galeria. Uma galeria é para mim equivalente a um estúdio de cinema ou produtora. Deve funcionar em parceria com o artista em simbiose. Mais; para cada artista o seu tipo de galeria. Para muitos artistas que conheço a existência de um projecto análogo à Buchholz seria muito bem-vindo.
ResponderEliminarEstou longe de diabolizar o mercado de Arte. Seria bem ridículo pois vivo dele parcialmente. Não o deixo, porém de criticar - mas onde é que estão os Kahnweilers em Portugal? Não falo de dinheiro nem de colecções como a da Elipse ou a Berardo; falo de uma verdadeira cultura artística por parte do próprio coleccionador sem a necessidade de intermediários. Onde está uma política forte de internacionalização (prospectiva) e contrariamente equivalente ao nosso natural isolamento geográfico, dos esforços artísticos nacionais? Mas este é talvez, já um outro assunto. Gonçalo Pena