quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Our goal is life!















"The wandering chief"
Apresentação de Pedro Neves Marques.
Ontem dia 19, hoje dia 20 e amanhã dia 21 na Sala Bebé do Espaço Avenida, na Rua Rosa Araújo n 19.
Sessões às 22h e 23 h.

Pedro Neves Marques apresenta um conjunto de considerações sobre a vida de Rimbaud, a partir do cruzamento das biografias "Arthur Rimbaud, Somebody else", Charles Nicholl, Ed. Vintage, 1977, e "Rimbaud", Graham Robb, Ed. Picador, 2001.
O texto é apresentado sob a forma de um diaporama com cerca de 50 imagens com um minuto cada.
O tempo de cada imagem que é texto e o facto de o texto de se focar lentamente marcam positivamente a leitura de considerações sobre um momento que não se pode tornar obra, a vida de Rimbaud.
Ainda que, o longo silêncio de Rimbaud produza um eco forte na leitura da sua obra existe por parte de Pedro N. Marques a sensibilidade de não deixar a biografia de Rimbaud se tornar obra. Assim, a sua obra situa-se numa franja, em tensão entre ser autor ou não, podendo equacionar-se mesmo a figura do curador - curare, dar a ver da melhor forma, cuidar, conservar - como posição mais indicada para este trabalho de autor.
A tensão entre um trabalho autoral (que resultaria na incorporação deste texto) e a não autoria exulta tautologicamente o conteúdo apresentando-se em vez de re-apresentar.
A apresentação completa-se com uma vitrine com imagens e uma belíssima edição que funciona em pleno como pósfácio reassegurando a qualidade da escrita e a relação criada entre as duas biografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário